6 de dezembro de 2012

Trajetória Oscar Niemeyer





 Essa semana faleceu o grande arquiteto Oscar Niemeyer, e a sua partida teve repercussão no mundo todo, e eu vi que muitas pessoas não sabiam direito o porque de todo esse alvoroço, por isso eu decidi fazer o trajetória dessa semana com ele, que representou o Brasil em diversas obras arquitetónicas mundiais.  Então vamos lá na sua biografia: 
 Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro em 1907, era filho de funcionários públicos, e era um jovem normal sem muitos destaques. Em 1928 casou-se com Anita Baldo filha de imigrantes italianos. Somente no ano de 1929 entrou para Escola Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro, onde se formou em engenheiro arquiteto. Em 1934 ele começa sua carreira como estagiário no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão, onde foi designado para trabalhar com o arquiteto Le Corbusier que estava participando do projeto do prédio d Ministério da  Educação no Rio de Janeiro, que hoje é um marco da arquitetura brasileira. Juntamente com o Le Corbusier Niemeyer viaja para Nova York para projetar o pavilhão do Brasil na feira mundial que acontecia naquela cidade. 
 Em 1940 ele conhece Juscelino Kubistschek, que na época era prefeito de Belo Horizonte, então convidado pelo prefeito ele realiza sua primeira grande obra o Conjunto da Pampulha( obra que o próprio arquiteto considerava uma das suas favoritas) . 
Em 1947 por unanimidade foi escolhido para entregar o grupo do Comitê Internacional de Arquitetos que projeto  a Sede das Nações Unidas em Nova York.Ainda em Belo Horizonte realizou diversas obras. 
 Em 1956 já com JK ma presidência ele é convidado para elaborar o plano piloto de Brasília nova capital do país. Com traços inconfundíveis Niemeyer projetou o Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, O Itamaraty, a Catedral, O Teatro Nacional, entre outras e assim Brasília foi inaugurada em 1960. 
 Com o golpe militar Niemeyer se exila na França. de volta do exílio em 1979 ele realiza diversas obras no Rio e recebe o Prêmio Pritizker de Arquitetura. 
Depois de Brasília Niterói no Rio é lugar que contém o maior número de obras de Niemeyer. 
   Casado com Anita Baldo durante 76 anos, e ficou viúvo em 4 de outubro de 2004. Em 2006 se casou novamente com sua secretária. Em 2007 comemorou seu centenário e recebeu a medalha do Mérito Cultura do Brasil. 
E no dia 5 de dezembro de 2012, o Brasil sente sua perda, Niemeyer morre no Hospital Samaritano no Rio, e é o desfeche de 104 anos de grandes obras, de muita sabedoria, e de grande vida...

Referências:  Uol, Biografias, Wikipédia...
                                                                                                                                             S.Mares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário